sexta-feira, 11 de maio de 2012

Reagir...


Como você se sente em momentos difíceis? Cansada, triste, frustrada, sem esperanças? Você com certeza não é a única! Certa vez ouvi alguém dizer que, é nos piores momentos que mostramos quem realmente somos, e é a pura verdade! Só que, infelizmente, muitas de nós, nos momentos difíceis, temos mostrado algo que não somos e fazemos isso sem perceber, sem querer... Pensamos que somos fortes, e na maior parte do tempo somos mesmo, mas, quando surge uma situação inesperada e desconfortável, nos desesperamos. 
Provérbios 24:10 diz:
Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena.
Em outras palavras, se no momento da tribulação eu me mostro fraca, eu me permito abater e ficar prostrada, aí é que nada vai mudar mesmo e, aquela tribulação que deveria ser vencida, me vence com facilidade. Reconheço que, existem situações que nos transtornam a tal ponto que a nossa primeira reação é ceder à tristeza, mas, se nestas horas confiarmos na força de Deus em nós, vivenciamos algo maravilhoso. No momento em que você pensar que as suas forças acabaram, não ceda às tendências carnais, pois é quando somos fracas que nos tornamos fortes e esta força não é nossa, vem de Deus no momento em que reconhecemos nossa fraqueza e clamamos. O problema é que sempre nos esquecemos disso! Outra versão deste mesmo trecho bíblico diz:
Quem é fraco numa crise é realmente fraco.
Se é que dá pra ser mais claro do que isso, entendemos que não são nos momentos de alegria ou de vitória que mostramos a nossa força, e sim no momento da angústia. É aqui que está a nossa força: em não nos deixar abater, em reagir diante das contrariedades que surgem diante de nós. Não estou dizendo, e nem mesmo a Palavra de Deus nos promete, viver um mar de rosas todos os dias. Quando caminhamos com Deus, aprendemos que, tanto o bem quanto o mal sucede a todos, justos e injustos, cristãos ou até mesmo ateus. Problemas surgem na vida de todos, a grande diferença está em como reagimos diante deles. Acabo de me lembrar da velha história de Davi e Golias. O gigante estava desafiando todo o exército e, apenas um, que nem soldado era, se mostrou forte e, o mais inusitado aconteceu: aquele jovem rapaz venceu e trouxe honra para todo seu povo. Davi já tinha enfrentado vários desafios, mas nada parecido com aquele. Foi a vitória sobre o gigante que fez dele um homem conhecido e respeitado por todo o povo. Os desafios da nossa vida precisam ser vencidos, dia-a-dia e Deus sempre nos capacita, não importa o grau de dificuldade.
Reação, esta é a palavra de ordem que Deus nos dá. Mesmo quando enfrentamos um grande conflito e a tristeza toma conta de nós...mesmo quando nossa força é realmente pequena e nos falta a coragem de Davi. Não podemos ficar paradas, esperando que as coisas melhorem, pois, a luta só é vencida quando reagimos. De alguma maneira precisamos reagir! Quer lutando de frente com o inimigo, como fez Davi, quer orando, precisa haver alguma reação.
Jeremias, tomado pela tristeza, reagiu com um lamento cheio de dor por seu povo. Ele não conseguiu fazer mais nada...ele só clamou. Você pode fazer isso também. Mesmo quando as circunstâncias não te permitem tomar uma providência e você pensa estar de pés e mãos atadas, você ainda pode clamar, orar, jejuar... Este mesmo Jeremias, conhecido por "profeta chorão", nos ensina: (Lamentações 2:19)
Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama o teu coração como águas diante da face do Senhor; levanta a Ele as tuas mãos.
Não se deixe simplesmente abater. Não estou dizendo que você não terá dias difíceis. Deus não é insensível às suas dores...ele sabe o peso da sua luta e da sua aflição. Seja com a coragem de Davi ou desencorajado como Jeremias: Reaja e Deus será contigo! Mostre a sua força e o inimigo certamente retrocederá.


DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESTA POSTAGEM COMENTANDO OU CLICANDO EM REAÇÕES!

Um comentário:

  1. NOSSA, COMO DEUS FALOU COMIGO AGORA! ERA TUDO QUE EU PRECISAVA HOJE! DO LOUVOR ENTÃO, NEM SE FALE. OBRIGADA SENHOR, ESPÍRITO SANTO!
    DEUS ABENÇOE QUERIDA!

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Comente e compartilhe com seus amigos!
Deus abençoe!