quinta-feira, 31 de maio de 2012

Qual é a sua palavra?

Olá amigas (e alguns amigos tbm) rsrsrs. Já publiquei aqui sobre um livro que li recentemente e que, graças ao Espírito Santo, trouxe um grande impacto na minha vida espiritual e emocional. Trata-se do livro Temperamentos Transformados de Tim LaHaye da editora Mundo Cristão. Aprendi muitas coisas e tenho conseguido, na maioria dos dias com sucesso, aplicar tudo o que o autor nos ensina. Glória a Deus por isso né?! E nestas tentativas diárias de acertar, de fazer a coisa certa, de fazer o que agrada a Deus, tenho sido ministrada sobre coisas que precisam, de fato, mudar. Mudar em mim, na minha vida, nas minhas atitudes. Existem momentos em nossas vidas que precisamos provocar uma mudança, que nem sempre precisa ser radical, mas é fundamental que ela aconteça. Certa vez ouvi a seguinte frase: "A vida é um eco. Se você não gosta do que está ouvindo, preste atenção ao que está emitindo", em outras palavras, se você está recebendo da vida algo que você não goste, preste atenção no seu comportamento e, se necessário, mude! Não estou aqui generalizando, existem coisas que acontecem na nossa vida que não dependem do nosso comportamento, elas simplesmente acontecem mas, quando algumas situações se repetem, sempre do mesmo jeito, é melhor acender aquela luz amarela e analisar sim nossas atitudes. As mudanças no nosso comportamento geralmente provocam a transformação que tanto precisamos. São mudanças internas que provocam mudanças externas.
Pensando nisso, descobri que algumas palavras servem como motivação para esta mudança e, como num simples ato de apertar um botão, quando a acionamos em nossa mente, a mudança acontece; em alguns casos, a mudança é instantânea. Tenho algumas palavras e, pra começar, a de hoje é: Perseverança. Existem pessoas que, por seu temperamento calmo e tranquilo, a possuem naturalmente. Porém, pessoas sanguíneas e coléricas (como eu), por natureza, sabem o quanto é difícil se manter perseverante. Estudei sobre esta palavra e, quero compartilhar aqui com vocês o que aprendi sobre ela, quem sabe, possa te ajudar também!


Perseverança
Seu verbo, Perseverar, significa: conservar-se constante; continuar a ser ou ficar; continuar; perdurar; permanecer sem mudar ou sem variar de intento*.

Encontrei esta palavra em duas passagens bíblicas que dizem o seguinte:


"Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa".
Hebreus 10:36

"Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes".
Tiago 1:2-4


Gostei do termo "permanecer sem mudar ou sem variar de intento" que encontrei no dicionário. Na maioria das vezes, temos a tendência a desistir de projetos e de sonhos quando encontramos diante de nós um grande obstáculo. Mas o ato de perseverar é exatamente este: vencer os obstáculos. Como vencê-los? Continuando na nossa jornada rumo à realização, independente do que aconteça. Os obstáculos são inevitáveis e, até arrisco a dizer que, se não for por eles, jamais crescemos, jamais amadurecemos. É aqui que entra a passagem de Tiago 1:4...a perseverança nos torna pessoas perfeitas e íntegras e em nada deficientes. Às vezes nos comportamos como crianças mimadas que querem tudo sem nenhuma dificuldade, e isso, com certeza, é uma deficiência, mas, o que mais importa na nossa jornada não é o final dela. O final é apenas a consequência. O que mais importa é a trajetória, é vencer os obstáculos, as dificuldades e aprender a lidar com cada uma delas da melhor maneira possível. Perseverar, vencer os obstáculos é, na verdade, vencer os nossos próprios limites. Sabe quando você assume um projeto e você pensa: "Eu vou até certo ponto, o que passar disso, eu não vou mais" e, quando chega aquele certo ponto você tem duas opções: você pára e aborta o que começou ou segue adiante e supera suas limitações. O que você prefere? Não é tão fácil perseverar, eu sei, mas, pra ter uma vida realizada, uma jornada feliz, ela é fundamental.
O outro texto, em Hebreus 10:36, já coloca o ato de perseverar como algo essencial para fazer a vontade de Deus e alcançar a promessa. Deus não tem sonhos abortados, tudo o que Ele quer, Ele projeta, Ele trabalha e faz. E, como fomos criados conforme à Sua imagem e semelhança, é isso o que Ele também espera de nós. Se tem algo que, provavelmente aborrece bastante a Deus é nos ver começar algo e não terminar, não perseverar diante das dificuldades. Digo isso porque acredito, profundamente, que Ele investiu em nós as qualidades necessárias para alcançarmos tudo o que queremos, que sonhamos. O problema é que, na maioria das vezes estas qualidades não estão na superfície e, por isso, nem acreditamos que as temos. Só descobrimos e tomamos conhecimento delas quando perseveramos. Isso tem acontecido comigo e tem me deixado tão feliz! Alguns significados da palavra "Perseverança" pra mim: superar meus limites, seguir em frente, nunca desistir até conseguir o que quero, é ser sábia, amadurecer.
Encontrei uma outra frase que achei bastante propícia para dividir aqui com vocês:
A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna e segue seu caminho.
O segredo nunca está nos obstáculos. Está no que fazemos quando os encontramos. Contorná-los e seguir no nosso caminho é a melhor opção, portanto, vamos perseverar.
* Fonte Dic.Aurélio


E no seu caso, qual é a sua palavra?
Bjks


GOSTOU DESTA POSTAGEM? DEIXE SEU COMENTÁRIO OU CLIQUE EM REAÇÕES!

2 comentários:

  1. Sempre é edificante ,poder ter o privilégio de ler essas postagens vinda do céu para os nossos coraçoes.Simplismente cheio de sabedoria!
    Continue assim.
    Beijocas
    Alle

    ResponderExcluir
  2. Achei bastante interessante a sua postagem, o meditar sobre o caminho das aguaspara meditação: na semana passada, resolvi ler um pouco sobre os escritos de Paulo, li então a espistola aos romanos e um versículo me chamou muita atenção;Medite comigo: Sendo pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo pelo qual temos entrada pela fé a esta graça na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.E não sómente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência:e a paciência, a experiência; e a experiência,a esperança.E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espirito Santo que nos foi dado. Não é lindo?
    Deus abençõe a todos.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Comente e compartilhe com seus amigos!
Deus abençoe!