segunda-feira, 26 de março de 2012

A Mulher que Deus quer que eu seja...(Parte 5)


Uma fonte de alegria

Um segredo em Provérbio 31:13...
Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos.
Ela não só trabalha, ela trabalha de bom grado, com alegria e dedicação! Não reclama e nem murmura. Ela não joga as responsabilidades dela para terceiros. Ela mesma faz o que precisa ser feito e ainda fica feliz por isso, porque sabe quais são suas responsabilidades diante de Deus e de sua família. E é exatamente esta atitude que Deus espera de nós: que tenhamos um coração motivado, disposto em todo tempo. É verdade que existem dias e momentos em que as circunstâncias são desanimadoras, mas, se estivermos ligadas à Videira Verdadeira, seremos fortalecidas dia-a-dia:
...Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu Sou a Videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.  João 15:4,5
 Existe uma força motivadora, que vem de Deus pra nós, e nos mantém sempre dispostas: a alegria. Mas não é uma alegria humana, motivada por situações ou circunstâncias. Se tudo vai bem, estou feliz, mas, quando as coisas ficam difíceis, minha alegria vai embora. Não! Não é dessa alegria condicionada às condições de que falo. Falo da alegria no Espírito. Esta, independe de situações favoráveis e, só se apodera dela quem estiver cheia do Espírito Santo de Deus. Sem ter esta fonte jorrando do seu interior (leia João 4:14), é impossível agir assim: (Ec. 9:10)
Tudo o que te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças... 
De fato, existem muitas mulheres cheias de força interior, de virtudes, guerreiras, mas a mulher que, além de tudo isso ainda consegue se manter alegre, com seu ânimo disposto todos os dias, e faz todo o seu trabalho sem reclamações, é, com certeza, superior a todas as outras! Já reparou como é desanimador e até mesmo chato estar na companhia de uma mulher rixosa, que reclama de tudo e por tudo::: Ela tem suas qualidades, faz o seu trabalho, mas faz tudo reclamando e murmurando. Sem que ela perceba, sua atitude faz com que as pessoas se afastem dela e até evitem sua presença. Seu marido passa a não dar atenção (afinal, ela só reclama!), os filhos nem ficam em casa, amigas: Nem pensar...ela vive sozinha e ainda responsabiliza os outros por isso. E sofre, como sofre, sem saber o motivo. Isso é que é o pior!
Quando temos o entendimento de que tudo o que fazemos é para Deus, nosso foco muda; tiramos o foco das coisas desta terra e nos voltamos para Deus e é isso que nos motiva a fazer tudo com excelência, sem reclamações e de bom grado, como a mulher que Deus quer que eu seja faz.
Não podemos nos esquecer que ela também é incansável! Sua alegria, sua motivação é incansável! Talvez você diga: " Poxa, eu faço tantas coisas e meu trabalho não é reconhecido. Como posso me alegrar assim? A Palavra de Deus nos ensina! Mude o foco. Não faça para as pessoas, faça para Deus. Ou melhor, faça para as pessoas, mas como se estivesse fazendo para Deus! É claro que todas queremos reconhecimento pelos nossos esforços, principalmente vindo de pessoas que amamos, mas, vamos imaginar o seguinte: lembra do que Jesus nos ensinou que, se alguém pedir para caminharmos uma milha, devemos caminhar duas? E se alguém nos tirasse a túnica, devemos lhe dar também a capa? (Leia isso em Mateus 5:40,41) Jesus estava nos ensinando a ir além! Se queremos ser parecidas com Ele, se queremos ser como Ele quer que sejamos, é assim que devemos, pelo menos, nos esforçar para agir. Deus faz isso conosco. Ele sempre vai além das nossas expectativas e, na maioria das vezes, nem percebemos. Vamos imaginar que, ir além nessa situação é fazer tudo o que precisa ser feito com excelência, alegria e de bom grado. Não tem como um trabalho feito desta forma não ser reconhecido.
Quando agimos assim, o ambiente em que estamos torna-se agradável e desejável. De que adianta manter uma casa limpa e adornada, com todas as coisas nos seus devidos lugares se o clima for sempre ruim? Todos vão desejar estar sempre fora. De que adianta ser uma excelente profissional, competente, se tudo o que fizer for feito com reclamação e murmuração, destratando os outros o tempo todo?
Quando cultivamos um coração alegre na presença de Deus, conseguimos fazer até o que não gostamos, de bom grado, com excelência e qualidade. O lugar onde estivermos será desejado por todos!
Todos os dias do aflito são maus, mas a alegria do coração é banquete contínuo.
Provérbios 15:15 nos mostra a diferença entre um coração aflito e um coração alegre. A alegria é um "banquete" contínuo, ou seja, não é apenas um alimento que satisfaz no momento, mas motiva, restaura e fortalece continuamente. Na versão NTLH (na linguagem de hoje) o mesmo texto diz:
Todos os dias são difíceis para os que estão aflitos, mas a vida é sempre agradável para as pessoas que tem um coração alegre.
Não precisa dizer mais nada, né?
O espírito firme sustém o homem na sua doença; mas o espírito abatido, quem o poderá suportar?
Pra confirmar tudo o que estamos estudando, Provérbios 18:14 diz que o espírito, ou seja, o ânimo firme sustenta o homem quando está doente, mas, uma pessoa de ânimo abatido, quem pode suportar?

Tudo começa na nossa mente e no nosso coração. Provérbios 4:23 (na versão da linguagem de hoje) nos diz claramente:
Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.
Por este motivo, precisamos treinar nossa mente a ter pensamentos que nos motivem em dias difíceis. Para estarmos alegres em todo tempo, precisamos pensar na recompensa de Deus para nós, no quanto Deus se alegra quando nos esforçamos em ser a mulher que Ele deseja que sejamos. 
Nossa alegria contínua, alegra o coração de Deus e a alegria D´Ele é a nossa força, todos os dias.

O que fazer em dias que a tristeza e o desânimo tentam se apoderar de nós?

Faça anotações dos versículos bíblicos que mais te motivam e se cerque deles. Coloque na geladeira, na agenda, no computador, fale deles com outras pessoas. Esteja com pessoas que motivem a sua fé e se afaste daquelas que te deixam pra baixo. Estas atitudes vão manter a sua mente fortalecida na palavra e seu coração motivado em Deus. Planeje seu dia e se organize para que você possa buscar na Fonte, a dose diária da alegria que você precisa!

Um comentário:

  1. Lindamente ministrada essa palavra!!
    Que o Espirito de Deus continue lhe inspirando para edificar outras vidas!
    Bjoks
    Alle

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Comente e compartilhe com seus amigos!
Deus abençoe!