quarta-feira, 14 de março de 2012

A mulher que Deus quer que eu seja...(Parte 4)




Uma fonte de Bondade - Sua Missão


Toda serva de Deus é exortada a seguir os passos de Jesus, fazendo o bem a todos:
Pv 3.27: "Não negues o bem a quem de direito, estando no teu poder fazê-lo".
 Gl 6.10: "Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé".
Fazer o bem para pessoas que são amáveis conosco é fácil, uma atitude quase que automática, não requer muito esforço nem sacrifício e ainda fazemos com prazer. Porém, o Senhor Jesus nos orienta a ir além:


"Mas a vós que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, não lhe negues também a túnica. Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames. Assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo lhes fazei vós também. Se amardes aos que vos amam, que mérito há nisso? Pois também os pecadores amam aos que os amam. 
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que mérito há nisso? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais receber, que mérito há nisso? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus. Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso".

 (Lucas 6:27-36)

Existe alguma pessoa por quem você reluta em fazer o bem? Existe alguma pessoa por quem você se nega a orar?

Aqui está outra orientação do Senhor que nos ajudará nesta tarefa tão difícil:


"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor".
Colossenses 3:23,24

Quando fazemos o bem, estamos trabalhando para Deus, independente da pessoa que se beneficia disso, quer seja um amigo ou inimigo. O primeiro pensamento deve ser em servir a Deus e fazer a Sua vontade. Se pensarmos em agradar a Deus quando praticamos o bem em favor de um inimigo, será muito mais fácil encarar este desafio! Além do sentimento de paz e dever cumprido que brota do nosso coração quando agimos assim.

A mulher descrita em Provérbios 31 pratica o bem todos os dias da sua vida, independente das circunstâncias. E essa atitude faz com que ela colha os frutos de sua bondade no seu casamento, na sua vida familiar, na sua vida profissional, financeira e em sua relação com amigos e até mesmo inimigos.
Em Provérbios 15:1 vemos que uma palavra branda durante uma discussão desvia, anula a ira. Se trouxermos este princípio para nossas atitudes, veremos que um ato de bondade para com um inimigo ou alguém que nos fez o mal, também tem o poder de aplacar a sua ira e anular uma intenção maliciosa.
Perseverar em praticar o bem todos os dias trará grandes mudanças no comportamento das pessoas para conosco. Vamos pensar: "O que eu posso começar a fazer hoje para praticar o bem todos os dias da minha vida? Que atitudes devo mudar em mim para ser uma fonte de bondade?"

Alguns exemplos (que não devemos seguir) da falta de Bondade:
  1. Eva - Gn 3:1-6 - Ela praticou o que era mal para com seu esposo desobedecendo a ordem de Deus e fazendo com que ele também pecasse contra a vontade de Deus. Sua falta de bondade lhe trouxe consequências graves e irreversíveis. Isso acontece conosco também, todas as vezes que optamos ela desobediência e insubmissão à vontade de Deus, que é sempre Soberana.
  2. Esposa de Ló - Gn 19:17 e 26 - Outro ato de desobediência que a transformou numa estátua de sal, em algo que para nada presta. Olhar para trás e lançar em rosto do esposo ou de qualquer outra pessoa erros que possa ter cometido no passado é uma atitude que, no mundo espiritual, nos transforma em estátuas, em pessoas incapazes de seguir em frente, em avançar.
  3. Esposa de Jó - Jó 2:8-10 - Felizmente sua tolice e loucura não prejudicaram a vida e o futuro de Jó, mas poderia! A mulher foi colocada por Deus ao lado do homem para lhe ser ajudadora, para influenciá-lo positivamente e não para desencorajá-lo em sua jornada, ainda que os dias sejam maus, como estava acontecendo com Jó e sua família. É verdade que, é compreensível sua reação diante de tamanha tragédia, mas não é o que Deus espera de nós. Provérbios 31:12 diz que ela age com bondade todos os dias da sua vida, nos dias muito bons e nos dias muito ruins!
  4. Mical - IISam 6:20-23 - Definitivamente, Mical não compreendia a adoração que Davi tinha por seu Deus, e isso fez com que ela zombasse dele. Ao invés de bondade, ela demonstrou desprezo pelo seu marido, ato este que a transformou numa mulher estéril, até o dia de sua morte. Desprezar as necessidades do esposo e não ter respeito nem admiração pelo homem que é, traz para a mulher, esterilidade em todas as áreas. 
Será que, de alguma forma que ainda não percebemos, estamos agindo igual a uma destas mulheres perante nossos esposos ou pessoas próximas? Temos que fugir de tais atitudes e praticar o que é bom, todos os dias, enquanto ainda há tempo!

Um comentário:

O que você achou desta postagem? Comente e compartilhe com seus amigos!
Deus abençoe!