quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A mulher que Deus quer que eu seja...


Desde a infância, sempre pensamos no que queremos ser, em como queremos ser, que tipo de mulher queremos nos tornar. Eu me lembro que sempre pensava no que eu queria ser, sempre pensava em como eu gostaria que fosse a minha vida. Agora que sou adulta, vejo o quanto minha vida é diferente do que eu imaginava que seria, vejo o quanto sou diferente do que imaginava. Talvez algumas pessoas cheguem a essa mesma conclusão e fiquem frustradas, mas eu não! Entreguei minha vida nas mãos de Deus, escolhi servi-Lo e deixei o resto por conta D'Ele. Resultado: Ele fez de mim e com a minha vida o que Ele sempre planejou, antes mesmo do meu nascimento (Jeremias 1:5-9). Eu queria muitas outras coisas, mas aprendi a ficar satisfeita com o que Deus fez em mim, na minha mente e no meu coração, e no que Ele fez (e continua fazendo) através de mim. Hoje, eu percebo o quanto é necessário pensarmos não apenas no que queremos, mas, principalmente, no que Deus quer de nós. O motivo de tantas frustrações na vida é este: pensarmos só no que queremos, sem ao menos nos importar com o que Deus quer de nós. Infelizmente, tem sido assim desde o Éden. Eva sabia qual era a vontade de Deus, mas, preferiu fazer o que lhe agradava...deu no que deu! E é sempre assim. Atraímos consequências gravíssimas e, muitas vezes irreversíveis, quando não nos importamos com o que Deus requer de nós.  Precisamos entender que, fomos criadas com um propósito e, só seremos felizes de verdade, quando estivermos dentro deste propósito.
Como eu disse, eu queria muitas outras coisas, mas aprendi a me contentar com o que Deus fez comigo, com o rumo (totalmente diferente do que imaginava) que a minha vida tomou. Não tenho frustrações, nem arrependimentos... só uma pergunta tem ecoado em meu coração todos os dias: "Qual é o tipo de mulher que Deus quer que eu seja?" Encontrei a resposta, e sabe onde? Na palavra de Deus! Provérbios 31 nos apresenta o retrato da mulher que agrada a Deus em todos os aspectos de sua vida. Há algum tempo atrás, indiquei aqui no blog a leitura de um livro que me ajudou muito a encontrar a resposta para as minhas questões. Terminei de lê-lo há algumas semanas e, quero compartilhar com vocês as experiências e os aprendizados que tive através deste estudo. Como vamos entrar no mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, achei o momento bastante propício para publicar sobre este assunto. Espero que sua vida seja edificada e você tenha um maior entendimento do que Deus, nosso Pai Amado, deseja para a sua vida. 
Vou dividir este estudo por temas e publicar um por semana. Vamos ao primeiro?

A mulher virtuosa de Provérbios 31: 10-31 - Seu Caráter

* É importante ressaltar que estas palavras foram proferidas por outra mulher, uma rainha! Bastante encorajador, não?! rsrsrs

O que entendi, versículo por versículo:
(esteja com sua bíblia em mãos e confira cada versículo)

vs. 10 - Os valores desta mulher são superiores, são espirituais. Isaías 55:9 diz que os caminhos e os pensamentos de Deus são mais elevados do que os nossos. Ou seja, os padrões de Deus para a vida da mulher cristã são mais altos do que os padrões do mundo e do que se aprende na sociedade. Sendo assim, a mulher virtuosa precisa, antes de tudo, adquirir sobre a sua vida os mesmos pensamentos que Deus tem a respeito dela. Quando isso acontece, suas atitudes são peculiares a uma mulher distinta. Ela não se expõe; ela não está disponível sentimentalmente para qualquer homem. Até mesmo suas amizades são bem selecionadas. Ela não faz acepção de ninguém e estende a mão a todos que precisarem dela, porém, sua intimidade só é compartilhada com pessoas que lhe são compatíveis.

vs. 11 - Ela é leal e honesta, por isso, as pessoas que lhe cercam, confiam nela e nunca se decepcionam. Ela procede desta forma com todas as pessoas com quem interage: seu marido ou namorado, pais, filhos, irmãos, amigas, patrão, superiores. Ela nunca traz prejuízo para ninguém.

vs. 12 - A bondade em seu coração é o que motiva suas atitudes. Ela nunca paga o mal com o mal. Vamos nos lembrar que a bondade é uma característica do fruto do Espírito.

vs. 13 - Faz tudo o que precisa ser feito, sem reclamações ou murmurações. Colossenses 3:23 "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e não para homens"...

vs. 14 - Ela vai além daquilo que está apenas ao seu redor, ao alcance de suas mãos. Ela é uma mulher de visão, enxerga longe e, de longe, traz o que é bom. Ela não mede esforços para adquirir o que julga ser o melhor para sua vida, sua casa e sua família. No caso da mulher israelita, ela viajava para buscar coisas novas para sua casa, o que nos faz entender que ela tinha um esforço muito grande para sair de sua zona de conforto e buscar novidades. Traga isso para a sua vida e pense no que você poderia fazer em favor de si mesma. Buscar coisas novas é algo maravilhoso para a mente e para o coração...é uma renovação tremenda!

vs. 15 - Ela é diligente, prevenida e organizada com seu trabalho em casa e com tudo que está sob sua responsabilidade, sob seu comando. Como você tem cuidado da sua casa, da sua família, do seu trabalho fora de casa e na Casa de Deus?

vs. 16 - Ela pensa algumas vezes antes de mexer em sua carteira e gastar seu dinheiro. Ela usa seu dinheiro com sabedoria e está sempre lucrando com isso. Como você tem cuidado da sua vida financeira? Tem sido sábia? Tem sido fiel ao Senhor e aos seus compromissos?

vs. 17 - Ela se fortalece em Deus, todos os dias, para continuar sendo quem é: uma mulher virtuosa.

vs. 18 - Deus honra seu esforço, suas atitudes, e ela, percebendo isso, persevera. Isaías 26:12

vs. 19 - Ela trabalha com as próprias mãos, apesar de ter outras pessoas a seu serviço, não há nada que ela mesma não saiba fazer. E quando ela não sabe, aprende.

vs. 20 - Ela é sensível e se comove com as necessidades alheias. Ela não se priva de ajudar outras pessoas, fora de sua casa e até mesmo de seu círculo de amizades.

vs. 21 - Ela providencia tudo o que sua família precisa e se previne contra qualquer inconveniente.

vs. 22 - Ela mesma faz sua própria moda. Ninguém precisa lhe dizer como deve se vestir pois ela o faz com dignidade. Sua aparência é bela a todos e está sempre bem vestida e arrumada.

vs. 23 - Ela age de modo a deixar seu marido focado no seu trabalho fora. Ele não precisa se preocupar com o andamento da casa, isso é responsabilidade dela. Ele tem tranquilidade para fazer bem o seu trabalho e ser bem-sucedido diante da sociedade. Isso beneficia toda a família!

vs. 24 - Ela se especializa em seu trabalho manual. Um trabalho que surge de uma necessidade doméstica, e a transforma numa empresária de sucesso!

vs. 25 - Ela se veste de um caráter forte e incorruptível. Ela transforma as circunstâncias adversas e nunca ao contrário. Ela é imutável, aconteça o que acontecer. Se mantém íntegra em qualquer situação!

vs. 26 - Ela fala pouco mas, quando fala, seus lábios transmitem virtude e sabedoria. Nunca fala mal dos outros; só fala o que edifica.

vs. 27 - Ela não é preguiçosa e está sempre atenta às necessidades de sua casa.

vs. 28 - Ela é tão diligente e seu trabalho é tão eficaz que até seus filhos reconhecem seu esforço!

vs. 29 - Seu marido a elogia desta forma porque é o maior beneficiado pelos seus atos!

vs. 30 - Cultivar um coração temente a Deus é mais importante do que qualquer esforço físico ou mental. A beleza e a formosura passam, mas um caráter incorrupto permanece até o fim de seus dias!

vs. 31 - Ela recebe reconhecimento público e recompensas por ser uma mulher cheia de virtudes! 

A palavra virtuosa só aparece 4 vezes na Bíblia, e são:

"Agora pois, minha filha, não tenhas receio; tudo quanto disseste eu te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa".
Rute 3:11

  • Ela foi reconhecida como virtuosa pelo seu procedimento. Ao ficar viúva, tinha a opção de permanecer na sua própria terra, servindo aos seus deuses, porém, ela escolheu seguir sua sogra, deixando para trás sua família e um passado de idolatria para servir ao Deus verdadeiro. Isso nos mostra que é possível ter uma amizade verdadeira com a mãe de nosso esposo! Chegando em Belém de Judá, ela fez tudo de acordo com a palavra de Deus e Sua vontade, apesar das circunstâncias. Existem mulheres que agem loucamente e dizem: "Agi assim porque fui forçada pelas circunstâncias", porém, uma mulher temente a Deus e virtuosa em seus atos nunca é mudada pelas situações contraditórias da vida, pelo contrário. É ela quem transforma o que é contrário em algo positivo, em algo ao seu favor na sua vida!
"A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos".
Provérbios 12:4
  • A mulher virtuosa é aquela que tem atitudes honrosas. Já a tola é a que procede vergonhosamente. A  virtuosa traz para a sua casa honra e glória, mas a tola está sempre submetendo seu marido, seus familiares e amigos à vergonha e ao embaraço.
"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias".
Provérbios 31:10
  • Ela é chamada de virtuosa porque sabe como se portar, sabe o valor que tem e não se expõe. Sentimentalmente, ela se entrega somente a quem a merece! Ela não precisa ficar procurando o homem que será coroado por Deus com ela, ela é que será achada por ele!
"Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas és superior".
Provérbios 31:29
  • Ela é chamada de virtuosa por sua dedicação e diligência. Ela é incansável e isso faz com que ela seja superior às demais mulheres.
Até a próxima semana! Bjks a todas!

Baseado no livro: Bela aos olhos de Deus
Autora: Elizabeth George


GOSTOU DESTA POSTAGEM? DEIXE SEU COMENTÁRIO OU CLIQUE EM REAÇÕES LOGO ABAIXO!

2 comentários:

  1. Que benção filha!!! Que Deus continue te abençoando com essas postagens vindas do céu e te inspirando a cada dia com toda essa sabedoria pra ensinar!!! Te amo!!!

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Comente e compartilhe com seus amigos!
Deus abençoe!