quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A mulher que Deus quer que eu seja... (Parte II)


Uma jóia cintilante - Seu Valor

Pensando numa fina jóia...

Quando penso numa jóia de valor que possa ser comparada à mulher de Provérbios 31, a primeira que me vem à mente é a aliança de ouro que passamos a usar quando nos casamos. Eu poderia usar vários outros exemplos de jóias, até mesmo mais caras e mais raras, o que seria bastante justo, diante de todas as qualidades desta mulher, mas insisto na aliança de ouro. Talvez porque pareça algo mais palpável e mais possível de se ter do que qualquer outra jóia.
Ao observar uma aliança, percebemos que ela não tem início e nem fim. Quando olhamos para ela, não sabemos onde ela começa e nem onde termina; ela é constante. Assim é a mulher virtuosa, constante, firme. Com ela não há altos e baixos, é constante em tudo: em seu amor por seu marido, filhos e familiares, pessoas em geral; em sua honestidade e lealdade; em seu trabalho e cuidado com a casa; sua diligência em tudo que faz; sua preocupação com os necessitados e seu temor ao Senhor.
E como é valiosa! Hoje em dia é raro encontrar uma mulher assim, até porque é um grande desafio manter um espírito constante em praticar somente o bem. Em tempos em que as circunstâncias dizem quem as pessoas são, existem sim muitas mulheres virtuosas, porém, a mulher que é constante em suas virtudes é algo raro, raríssimo. Existe uma diferença aí: eu posso agir com bondade quando tudo vai bem, isso não me define como uma mulher virtuosa, mas, agir com bondade em toda e qualquer circunstância sim!

Uma pedra preciosa pode ser adquirida por um alto valor monetário...basta ter! Mas uma mulher virtuosa não se vende, por isso, não pode ser comprada por dinheiro algum!

Constância, Estabilidade...

São qualidades que o próprio Deus nos proporciona. O amor, a misericórdia e a graça de Deus por nós, pecadoras, é sempre assim: constante e estável. Não importa o quanto erramos, não importa o quanto falhamos. Deus mantém por nós seu amor, graça e misericórdia. Isso é imutável! 
Da mesma forma, devemos agir com as pessoas com quem interagimos, independente de suas atitudes para conosco.
Estabilidade Espiritual e Emocional é tudo o que uma mulher virtuosa tem. Na verdade, penso que isso é a base sólida que faz dela uma fonte de virtudes! A estabilidade espiritual traz a estabilidade emocional. Não tem como ser diferente. 
Mas como sermos assim, constantes e estáveis?
Primeiro, precisamos ter o temor do Senhor, o que nos leva a mantermos uma comunhão com Ele, e o desejo de aprender e praticar Sua vontade.
Segundo, precisamos de disciplina para não quebrar nossa rotina de oração, comunhão com Deus e leitura da bíblica. A correria do dia-a-dia muitas vezes atrapalha, mas cabe a nós priorizarmos nossa comunhão com o Pai. Afinal de contas, Ele é a nossa fonte: Salmos 87:7
Por mais que a mulher tenha um coração bondoso, não seja preguiçosa, tenha amor pelos seus familiares, seja diligente em seu trabalho, sem estabilidade espiritual, ela não consegue trazer à superfície e fazer notória as suas virtudes.

A estabilidade de espírito, ânimo espiritual e emocional em prol dos meus amados é...

Vida - "O ânimo sereno é a vida do corpo..." Provérbios 14:30
Com seu ânimo sereno e calmo, sempre tem cabeça para confortar e incentivar, mesmo em momentos difíceis.

Prudência e Cautela - "Não é bom agir sem refletir, e peca quem é precipitado". Provérbios 19:2
Muitas de nós, em momentos críticos, agimos por impulso. Na maioria das vezes, atraímos consequências ruins. Falamos o que não queríamos sem pensar, ou falamos o que era preciso, porém, de maneira errada.

Longanimidade - Uma característica do fruto do Espírito que nos traz grandes benefícios. Provérbios 19:11

Proteção e Refúgio - "Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio". Provérbios 25:28
Ao contrário, a pessoa que tem domínio próprio, torna-se uma cidade segura, ou seja, um refúgio para todos que necessitem dela.  Uma pessoa que não domina suas emoções e atitudes, nem sempre está de bom-humor e não transmite segurança e paz para outras pessoas. Nossos esposos, filhos, familiares e amigas precisam ter em nós refúgio e proteção em momentos difíceis. Lembram daquela antiga música cantada pela Aline Barros, Tua Palavra ?  Um trecho dela diz:

"Quero fazer valer tua palavra em mim, pra que o doente tenha onde se curar...quero fazer valer tua palavra em mim, pra que o mundo saiba que Tu És Senhor!"

É assim que Deus quer que nós sejamos, querida leitora: um remédio para os doentes, proteção para os necessitados e refúgio para os aflitos.

Não sei se você percebeu mas, todas estas características estão diretamente ligadas ao fruto do Espírito. Sendo assim, podemos entender que, nenhuma mulher consegue ter atitudes espirituais estando na carne. A estabilidade espiritual e emocional dependem de um coração que é devotado a Deus e que pratica a Sua vontade. Uma mulher assim, brilha diante das dificuldades, dos momentos difíceis. Nada apaga e nem ofusca sua luz. Ela é preciosa, rara e de grande valor para os seus!


GOSTOU DESTA POSTAGEM ?  DEIXE SEU COMENTÁRIO OU CLIQUE EM REAÇÕES LOGO ABAIXO!!!

2 comentários:

  1. Como é edificante, palavras como estas,pode acreditar! aprendi muito. Deus abençõe a vida de cada mulher que ler esta postagem!!

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente espetacular! Sds!

    Virgínia - Paz e Vida - Niterói/RJ

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Comente e compartilhe com seus amigos!
Deus abençoe!