quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A voz da serpente


Olá amados! Que a paz do Senhor seja sobre todos!
Lendo o capítulo de Gênesis, quando Eva, a mãe de todos os homens, teve aquele trágico diálogo com a serpente, comecei a pensar no que estava por trás daquilo e cheguei a uma conclusão: a raiz do problema ocorrido no Éden, continua a nos assombrar nos dias de hoje. É muito fácil para alguns homens simplesmente colocar toda a culpa em Eva. Tá certo, ela foi mesmo culpada, porém, temos que pensar que todos nós passamos pelo mesmo episódio. O mais assustador é que não é apenas uma vez em toda a nossa vida, e sim todos os dias e em alguns casos, várias vezes por dia! 
Sabe qual é a raiz deste problema? Dar ouvidos à voz de satanás!
Leia *Gênesis 3:1-6 e você vai claramente perceber que Eva estava apenas respondendo a uma pergunta da serpente. Ela jamais teve a intenção de desobedecer à ordem de Deus. Quando a serpente diz que não era bem do jeito que Deus tinha dito, Eva olhou para o fruto, não viu mal algum e chegou à conclusão de que a serpente poderia ter razão. Sendo assim, porque não provar daquele fruto?
É exatamente assim que as coisas erradas, pecados, entram em nossas vidas. Nós sabemos o que é correto, mas, vem alguém e diz que fazer o contrário do que é correto não é tão ruim assim...não faz tanto mal assim, e, no final das contas, eu e você sabemos onde vai dar!
Talvez as coisas tivessem sido diferentes se, ao invés de dialogar com a serpente, Eva tivesse mandado ela se calar e pronto! Mas infelizmente, ela deu oportunidade para a serpente convencê-la de que o que Deus disse não precisava ser seguido à risca. Tenho visto muito isso na vida de diversas pessoas. Como pastores, eu e meu esposo temos a oportunidade de atender e aconselhar pessoas com os mais diversos problemas. Na maioria dos casos, muitos sofrimentos poderiam ter sido evitados se a atitude delas fosse de acordo com o que Deus realmente quer, de acordo com a Palavra de Deus. As pessoas sabem o que é certo, elas ouvem a Palavra de Deus na Igreja, mas, no seu dia-a-dia elas passam por tantas provações, tantas tentações que acabam deixando de lado o que Deus quer para elas e fazem o que melhor lhes convêm! É dif'icil seguir e obedecer a Palavra, mas é muito fácil fazer o contrário!
Eva, a mãe de todos os homens errou, e nós continuamos errando! Tenho convicção de que hoje, se Eva tivesse a oportunidade de dizer algo à humanidade, ela diria: "Não dêem ouvidos à serpente, nem sequer prestem atenção ao que ela diz; repreenda-a quantas vezes for necessário".
Não temos Eva para nos dizer nada parecido, mas temos o grande exemplo do Maior de todos os homens que já esteve na terra: Jesus! Certa vez, quando enfrentava um longo período de jejum e consagração a Deus (como se Ele, sendo Deus, precisasse), a antiga serpente, a mesma que dialogou com Eva, satanás, veio ao seu encontro e lhe fez algumas propostas. Ela, a serpente, foi insistente, mas em todas as tentativas de corromper Jesus, ela fracassou. E porque? Porque Jesus a combateu com a Palavra de Deus. Nada mais poderoso para nos fazer vencer! (Mateus 4:1-11)*
A serpente nunca vai desistir de dialogar com você. Ela nunca vai desistir de tentar te corromper. Ela nunca vai desistir de tentar fazer você acreditar que fazer as coisas do seu jeito não tem problema algum desde que, no final de tudo certo.
A serpente, o inimigo, não desiste mas, o que o faz recuar na minha e na sua vida, é a convicção que temos na Palavra. Se você  não tiver convicção,  certamente sera vencido. Mas se houver convicção você sera vencedor!
Nao demos ouvidos à voz da serpente. Fortaleçamo-nos na autoridade que Jesus já colocou sobre nossas vidas:  expulsar os demônios e pisar na cabeça da serpente. Sejamos fortes, firmes, constantes e convictos na Palavra de Deus. Agindo assim, nos só temos a ganhar!
* Lc 10.19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.


Na paz de Cristo! Até a próxima!


P.S.: (*) Não deixe de acompanhar as referências em sua bíblia. 

Um comentário:

  1. Glória Deus!!!!

    Pastora Bárbara, tenho aprendido muito com seus posts e a do pastor Vitor.

    Obrigada por compartilhar com a gente os mitérios da Palavra de Deus.

    Agora sou sua seguidora. rs

    Fiquem na paz.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Comente e compartilhe com seus amigos!
Deus abençoe!