quarta-feira, 4 de maio de 2011

De Plebéia à Princesa - Parte 4



A plebeia que se tornou princesa...

Hoje vamos falar de uma mulher muito conhecida e muito honrada na Palavra de Deus. Hadassa, jovem humilde, judia da tribo de Benjamim, cujos pais morreram durante o exílio babilônico. Por ser órfã, seu primo, Mordecai,  passou a tomar conta dela. Eles moravam na fortaleza de Susã sob o reinado de Assuero, casado com a rainha Vasti. A vida de Hadassa, também conhecida como Ester, muda completamente quando a rainha resolve desobedecer uma ordem de seu marido. O resto da história você provavelmente já conhece, mas quero chamar a sua atenção hoje para algo muito importante e decisivo para que Hadassa fosse escolhida pelo rei: sua preparação.

Ester 2:12,13a diz:

“Em chegando o prazo de cada moça vir ao rei Assuero, depois de tratada segundo as prescrições para as mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias de seu embelezamento, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com os perfumes e ungüentos em uso entre as mulheres), então, é que vinha a jovem ao rei...”

Para cada nova fase de vida, precisamos estar preparadas. Não adianta você querer uma determinada posição no mercado de trabalho se você não se preparar para isso. Não adianta você querer comprar o carro do ano se não possui habilitação para dirigi-lo. E assim é também com as fases e desafios que precisamos enfrentar em nossas vidas. Em outras palavras, precisamos nos preparar para viver aquilo que tanto desejamos.
No caso de Ester, antes que as moças fossem levadas ao rei para que ele escolhesse a substituta de Vasti, era preciso que todas passassem por um ritual de embelezamento. E elas só estariam prontas após o tempo de um ano. Imagine que foram levadas para o palácio moças de toda a cidadela de Susã, moças humildes, pobres sem muitos tratos. Elas não podiam estar diante do rei de qualquer forma, precisavam receber os tratamentos de beleza, além de serem educadas em como agradar ao rei.
Vamos entender este ritual de embelezamento pelo qual Ester teve que passar, de maneira espiritual. Afinal de contas, nós também precisamos nos preparar a fim de agradar ao Grande Rei.
No versículo acima vemos que havia um tempo determinado para toda aquela preparação. Era exatamente um ano. Seis meses com óleo de mirra e seis meses com ungüentos, especiarias de uso comum entre as mulheres.
E este é o primeiro princípio de Deus que não podemos ignorar: o tempo!
Dois trechos bíblicos que gosto muito nos falam de maneira clara sobre o tempo, que estão emEclesiastes 3:1 e 11 e diz:

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu...Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo...”

O texto diz que “tudo” tem seu tempo determinado, mas por quem, quem determina este tempo? Deus! Assim como era o rei quem determinava o tempo que as moças deviam estar em preparação, Deus é quem determina o momento certo para todas as coisas em nossas vidas. Por mais que a gente faça planos, o que prevalece é sempre o que Deus quer. Quando agimos contra a vontade de Deus tentando adiantar as coisas, acabamos sem perceber, perdendo tempo. Com isso o tempo determinado por Ele acaba aumentando e atrasamos muitas coisas. O texto diz também que tudo fez Deus formoso, ou seja, bom, perfeito, mas desde que seja dentro do tempo que Ele determinou.
Não podemos querer apressar as coisas, precisamos passar pelo teste do tempo. É muito difícil, mas, quem consegue, sempre é aprovado e alcança o que deseja!

Voltando para Ester, biblicamente falando, a mirra era um dos elementos que compunha as essências aromáticas que eram queimadas no templo junto com as ofertas de adoração. Este óleo queimado trazia uma agradável e suave fragrância. Sendo assim, podemos entender que, para nós, o óleo de mirra representa a unção. O que é unção? Unção é a capacitação que Deus nos dá para realizar algo.  Unção é algo que só conseguimos através de nossas orações que, enquanto nos preparamos, devem ser constantemente exaladas diante do Senhor.

Apocalipse 8:4 diz:

“...e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos”.

Encontrei um texto muito interessante em minha bíblia de estudos que vou dividir com vocês, ele diz:

“O processo de embelezamento antigo chamado de “seis meses com perfumes foi esclarecido pela descoberta arqueológica de um incensário cosmético daquela época. Durante o período persa e até mesmo entre algumas tribos árabes do presente, as mulheres faziam uma pequena fogueira com carvão num buraco no chão. Um óleo aromatizado com alguma fragrância, como a de sândalo, cravo, mirra ou rosa era colocado no incensário cosmético e aquecido no fogo. A mulher se abaixava nua sobre o incensário, com seu manto cobrindo-lhe a cabeça e o corpo para formar uma espécie de tenda. À medida em que ela transpirava, seus poros abertos absorviam a fragrância do óleo. Quando o fogo acabava, sua pele e roupa estavam completamente perfumados”.
(* Blíblia da Mulher, R.A. página 629)

Pronto, já sabemos como funcionava uma sauna nos tempos bíblicos! Você pode perceber que, o óleo era queimado e a fumaça com aquela essência penetrava os poros, purificando e perfumando assim todo o corpo da mulher.

As nossas orações também são um ritual de embelezamento. Quando oramos, nos aproximamos de Deus. Ao nos aproximar de Deus, nos tornamos mais parecidas com Ele. As impurezas são completamente excluídas de nós e assim, ficamos purificadas.  Purificadas e preparadas para entrar na presença do Rei. Sem pureza e santidade, ninguém verá ao Rei, e sem estar diante do Rei, não há como ser princesa: Hebreus 12:14b


Talvez você esteja diante de uma nova fase em sua vida ou até mesmo desejando que se inicie uma nova fase, algo que você nunca viveu. Prepare-se, ore, encha-se da unção, da capacitação de Deus, pois só assim você vai viver tudo de maneira perfeita e no tempo determinado por Ele. Ester e todas as outras moças tinham esperanças de serem escolhidas  pelo rei, mas ela só conseguiu agradá-lo passando por tudo que era preciso e assim, ela deixou de ser plebéia e se tornou não só uma princesa, mas uma rainha.
Deus tem planos que você nem imagina pra sua vida. Espere N’Ele, descanse N’Ele, e principalmente prepare-se N’ele, pois na hora certa, tudo o que você deseja, acontecerá.
A ordem é preparação!

“ ...Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus te preparado para aqueles que O amam”.
I Coríntios 2:9



ORAÇÃO DO DIA:

Senhor meu Deus e Meu Pai, eu quero viver todos os planos que o Senhor tem pra minha vida. Tenho muitos sonhos, muitos objetivos, mas não quero de forma alguma nada que esteja fora dos Teus planos e da Tua vontade.
Pai querido, retira do meu coração toda ansiedade, pois eu não posso atrasar os teus desígnios pra minha vida. Ajuda-me a esperar em Ti. Ajuda-me a entender que o tempo é um aliado e que eu preciso passar por ele.
Enquanto eu espero, enche-me da Tua unção, da Tua capacitação, prepara-me, pois eu quero estar pronta para todas as fases da minha vida e para alcançar os desejos e sonhos do meu coração. Purifica-me, santifica-me neste dia e me faça mais parecida Contigo, em nome de Jesus. Amém!


Até amanhã!

4 comentários:

O que você achou desta postagem? Comente e compartilhe com seus amigos!
Deus abençoe!