segunda-feira, 2 de maio de 2011

De Plebéia à Princesa - Parte 2



PLEBÉIA X PRINCESA, Quem você é?  
(Ao final da postagem, tem uma oração que precisamos fazer juntas, ok?!)

Quero deixar bem claro que, neste estudo, a conotação de plebeia ou princesa nada tem a ver com condição social ou financeira. Vamos encarar essas conotações de forma espiritual. Sendo assim, em se tratando do Reino de Deus, precisamos entender o que é ser uma plebeia e o que é ser uma princesa.
É bem fácil. Plebeia vem da palavra plebe e significa *conjunto de pessoas pertencentes às classes menos favorecidas, que são governadas por um reino. Ou seja, plebe é todo aquele que é governado por um reino, porém, não faz parte dele. A “plebeia espiritual” é aquela que tem atitudes reprováveis ao Reino de Deus e por isso, não consegue se adequar ao mesmo. Por outro lado, a princesa é alguém que já nasce na família real ou se torna através do casamento com alguém da realeza, como a Kate, como vimos na semana passada. Conosco foi da mesma forma. Não nascemos princesas, nascemos plebéias. Não nascemos filhas de Deus e sim criaturas. Nos tornamos filhas quando aceitamos o plano da salvação, através de Jesus Cristo. A “princesa espiritual” sempre age de acordo e dentro dos costumes do Reino ao qual pertence.  Ao fazermos parte deste Reino, algo maravilhoso acontece...

(*fonte: Dicionário Aurélio)

 A COROAÇÃO

A coroação é a cerimônia de mudança, de passagem. Conhecemos vários textos bíblicos que nos falam sobre a coroação de diversos reis. A coroa serve para diferenciar as pessoas. Um homem ou uma mulher, por mais bem vestidos que estejam, sem uma coroa, são apenas pessoas comuns. Porém, se vemos um homem ou uma mulher usando uma coroa, sabemos que faz parte da família real.
Ao dobrarmos nossos joelhos diante dos homens e de Deus e confessarmos a Jesus como nosso Salvador, assim como numa cerimônia de coroação, também recebemos uma coroa. Particularmente, penso que essa coroa que recebemos representa o Espírito Santo de Deus em nossas vidas. Assim como uma pessoa sem uma coroa é só uma pessoa, alguém sem o Espírito Santo de Deus é apenas mais um em meio à multidão.   Da mesma forma que não há nada de especial em alguém sem uma coroa, também não há nada de especial em alguém sem o Espírito de Deus. Gosto muito das palavras do anjo Gabriel sobre o Espírito Santo, pois nos revela exatamente o que é ser envolvido por Ele: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra” E em seguida ele diz que para Deus não haverá impossíveis (Lucas 1:35-37). Aqui está a nossa primeira lição: O Espírito Santo faz com que tenhamos atitudes e postura de verdadeiras princesas do Reino. Com o Espírito Santo podemos crer que, não há impossíveis para todas aquelas que se deixarem serem envolvidas pela sua doce presença. É Ele quem nos torna capazes de realizar proezas. É Ele quem nos dá todo o suporte que precisamos, ajudando e nos consolando nos momentos mais difíceis. É Ele quem nos ensina a servir a Deus. Entende porque sem o Ele eu e você somos mulheres sem brilho, meras “plebéias”?  Existem muitas mulheres que se julgam princesas pelo fato de se vestirem bem, por terem um bom trabalho, por conseguirem sempre tudo o que querem, é uma pena, pois, na verdade, muitas delas pensam assim por terem seus valores espirituais equivocados. Muitas nem sabem o que são valores espirituais! Princesa de verdade não é aquela que, como uma menina mimada, consegue tudo o que quer, mas sim, é aquela que é sempre suprida por Deus em tudo o que precisa! Você nunca vai ver uma princesa correndo atrás do que precisa, ou preocupada por falta de dinheiro, pois tudo está sempre à sua volta. É assim que as princesas espirituais são tratadas pelo Pai, o Grande Rei. Ele sempre as supre em tudo.
Para ilustrar tudo isso que estamos falando, quero trazer a você hoje Maria, a mãe de Jesus.

Lucas 1: 28  “E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo”.
Naquele tempo, nenhuma mulher ouviu algo parecido. Dentre as matriarcas da fé, nenhuma mulher notável antes dela teve o grande prazer de ouvir palavras parecidas. Talvez seja por este motivo que Maria ficou tão assustada e tentando entender o que estava acontecendo. Note que Deus enviou o anjo atrás dela, onde ela estava. Deus sempre vem a nós quando menos esperamos!

Lucas 1:30  “Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus”.
Ela era uma jovem de origem simples e humilde, porém, Deus enxergou nela uma princesa. Certamente ela era alguém de atitude e postura superior às demais jovens. Lembre-se: são suas atitudes que a diferenciam e fazem de você uma princesa de verdade!

Lucas 1:35 – Ao aceitar o plano que Deus tinha para sua vida, ela recebeu a “Coroa”, o Espírito Santo de Deus!

Lucas 1:31-38 – Faça a leitura em sua bíblia.
Neste trecho, a palavra nos mostra detalhes interessantes. O primeiro é que Deus tinha um plano para a vida dela. E não era qualquer plano. Era o plano que salvaria toda a humanidade. Deus lhe dá a notícia e ela em momento algum foi contra. Ela era noiva, tinha seus planos, pela sua preocupação em como tudo aconteceria percebemos que seu casamento não estava perto, no entanto, em momento algum ela se opôs. Estava ali, diante do anjo de Deus, ouvindo atentamente. Refém da vontade e do plano de Deus. Uma princesa espiritual sempre age da mesma forma. Nunca questiona os planos de Deus, nunca se opõe à Sua vontade. Ela termina dizendo: “Aqui está a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a tua palavra”.

Depois de tudo isso, ela iria precisar de algumas coisas importantes.
Primeiro ela precisava da compreensão de seu noivo: (Mateus 1:19-25) E ela teve!
Ela precisou da provisão de Deus para o seu parto: (Lucas 2:4-7) E ela teve!
Ela precisou de suprimentos para seu filho: (Mateus 2:11) E ela teve!
Ela precisou da direção de Deus: (Mateus 2:12-15) E ela teve!
Ela precisou do livramento de Deus: (Mateus 2:19-23) E ela teve!

Tudo de que ela precisava, Deus entregou em suas mãos e supriu a fim de que os Seus planos se cumprissem à risca na vida daquela jovem.

E será assim também na sua vida, se você assim como Maria, agir como princesa e disser: “Aqui está a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a tua palavra”.

Oração de hoje:
Pai querido, obrigada por ter me escolhido e por ter feito de mim mais uma de muitas princesas do Seu Reino. Quero sempre manter a minha coroa, que é o teu Espírito Santo em minha vida. Ajuda-me a ser uma princesa com atitudes e posturas que condizem com Teu Reino. Apesar de ter os meus sonhos e objetivos, quero sempre me adequar e me adaptar à Sua vontade, aos Seus planos, pois sei que são sempre bem melhores que os meus.
Supre-me Senhor em tudo o que eu preciso e me ajude a confiar em teu amor todos os dias.  Retira do meu coração Senhor toda rebeldia. Quero ser obdiente à Ti. Não só hoje, mas todos os dias de minha vida, quero dizer: Aqui está a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a tua palavra, em nome de Jesus, Amém!

Até amanhã!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Minha alma se alegra em Deus meu Salvador . Santo, Santo, Santo é o Senhor, meu Deus, meu Salvador.
    Maria um exemplo de mulher que tem o coração rendido a Deus. Senhor quero gerar teus sonhos e dá a luz a cada um, segundo tua vontade em me.
    Texto muito profundo.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Comente e compartilhe com seus amigos!
Deus abençoe!