quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mantendo o Foco



"Sobre tudo que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal".
Provérbios 4:23-27

Sábias palavras de Salomão, no auge da sua maturidade. Escritas há tantos anos e ainda falam profundamente conosco! Precisamos entender algumas coisas em relação à nossa vida com Deus e, uma delas é que, para agradá-Lo, temos que conhecer sua vontade, ou seja, sua Palavra, meditar nela todos os dias e zelar por cumprí-la. (Josué 1:7,8)
Imagine que você precise chegar a um lugar em que você nunca foi antes. Você sai com seu carro em direção a este lugar tendo em mãos um mapa com instruções específicas, que ensinam o trajeto. Se você seguir à risca as instruções do mapa, certamente chegará ao seu lugar de destino. Ainda que pareça um longo caminho, demorado, mas você com certeza chega. O mesmo acontece na nossa vida. Recebemos instruções específicas de Deus, através da Sua Palavra, que nos levam em direção aos nossos sonhos. Se seguimos à risca, por mais demorado que possa ser, com certeza chegamos à realização. Quando olhamos para o que é mau, quando dizemos o que é mau, quando caminhamos para o mau, estamos desviando do caminho, indo na contra-mão do trajeto que Deus determinou para nós.
Como vimos, no livro de Josué, Deus disse que era preciso três coisas: conhecer, meditar e zelar por cumprir Sua Palavra. Não é fácil, mas temos que nos esforçar e praticar. Pode parecer difícil, e até é, mas é simples assim...não tem nenhuma "super fórmula de vitória" ou "segredo espiritual".
As situações que envolvem o nosso cotidiano podem tentar nos desviar da Palavra, mas temos que estar atentos. Se focarmos no nosso objetivo, as coisas se tornam um pouco menos difíceis.
Quando confiamos a Deus nossas vidas, Ele nos guia sempre por um caminho reto, com o intuito de nos levar em direção aos nossos desejos, sonhos e necessidades. Ele nos conduz por um caminho de vitórias. Quando situações que não estão de acordo com a Palavra de Deus surgem em nossas vidas, cuidado: é hora de acender aquela luz amarela!
Preste atenção no que diz a Palavra: "Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal".
Muitas vezes nos colocamos em situações que não precisávamos estar por pura distração. Não percebemos que estamos sendo enlaçados para nossa própria ruína. Além de nos desviarmos do trajeto, acabamos atrasando tudo em nossas vidas. Distração e falta de foco geram atrasos.
Quando leio este texto de Provérbios, a única coisa que me vem à mente é: manter o foco, olhar sempre pra frente, na direção do alvo que desejamos acertar. Não importa o que aconteça. Muitas situações surgem para nos tirar a atenção do que realmente queremos e é importante, mas, se guardarmos a Palavra de Deus, pura e genuína, em nossos corações, nada nos impedirá de atingir o alvo que Deus tem para nós! Portanto, vamos estar mais atentos à Palavra de Deus. Ele é fiel e nos leva sempre onde queremos chegar.
"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais". 
Jeremias 29:11

Um comentário:

  1. Verdadeiramente nós servos de Deus devemos ser sempre guiados,pela palavra viva,mas acredito que o mais dificil hoje é guardar o coração mas não impossivél porque como diz a própria palavra tudo já nos foi dado,agora para fazer acontecer só depende do nosso querer,obrigado por esse ensinamento pois mais uma vez me deu uma nova visão deste aspecto!Deus abençoe

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Comente e compartilhe com seus amigos!
Deus abençoe!