terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Unidade da Fé



“Rogo-vos, pois,eu, preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,(2) com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, (3) procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz:(4) há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; (5) um ó Senhor, uma só fé, um só batismo; (6) e um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. (7) Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. (8) Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. (9) Ora, isto – Ele subiu – que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra? (10) Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. (11) E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, (12) querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, (13) até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, (14) para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. (15) antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, (16) do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”.
Efésios 4:1-16

Fomos escolhidos e chamados para uma grande e importante obra. Mas, quando entregamos nossas vidas pra Jesus ainda não estamos preparados para realizar esta obra. Através da nossa caminhada somos preparados a cada dia. No texto acima, lemos sobre a importância da unidade. É uma das principais áreas em que precisamos ser tratados. Se quisermos viver o avivamento, ser seguidos pelos sinais, pelos milagres, precisamos cumprir esta palavra à risca. É quase que obrigatório andar em unidade. Os sinais seguem aqueles que exercitam sua fé em unidade e comunhão. Como é importante isso! Em Salmos 133 lemos: “Óh, quão bom e suave é que os irmãos vivam em união!...porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.” É na união, na unidade da fé dos irmãos que o Senhor determina e libera a bênção. Isso é maravilhoso!!!
Unidade não é apenas estar fisicamente com os irmãos e ser membro de um ministério; é também isso mas, principalmente ter o mesmo objetivo, os mesmos ideais, incentivar os sonhos dos outros, ter a mesma esperança, ter a mesma fé. Isso é unidade. Mas, infelizmente, nem todos estão preparados pra essa unidade.
Unidade no corpo de Cristo requer dedicação e renúncia. Dedicação porque é preciso cultivar amizade, e renúncia porque nem sempre a nossa vontade ou o que pensamos ser o correto é o que prevalece, portanto, renunciar algumas vezes é o que mantêm a amizade e a união. Cultivar a unidade é um exercício que nos transforma a cada novo passo que damos, a cada vez que nossa “carne”, nossos “desejos enganosos” são quebrantados dando assim, espaço para o mover e o agir de Deus. Nos versos 11 e 12 do Cap. 4 de Efésios lemos: “E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”.
Este texto, junto a algumas experiências que tive, me ensinou muito rápido o que muitos levam uma vida inteira para entender. Me ensinou que a maior parte dos problemas, das dificuldades, das afrontas e perseguições sofridas nessa área são permitidas por Deus para o nosso crescimento espiritual, como nova criatura, para nossa transformação e aperfeiçoamento. Enquanto estivermos nesta terra vamos enfrentar perseguições e problemas diversos. Nós nunca estamos prontos, caso contrário, Deus já teria nos tomado para Ele, como fez com Enoque e com o profeta Elias!
Nem todas as lutas e perseguições que vivi até hoje me aperfeiçoaram, mas a maioria delas sim. Hoje eu percebo que não sou mais a mesma pessoa que era; a maioria das dificuldades me aperfeiçoaram, as outras, que eram simplesmente levantes, fúria do adversário, serviram sim para me honrar. Ainda hoje eu percebo que cada vez que saio de uma luta, de um deserto, eu saio diferente de quando entrei. Foi assim com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Estes três amigos exercitaram a fé em unidade desde que chegaram à Babilônia. Juntos eles decidiram não se contaminar com os manjares do rei; juntos eles foram dotados de sabedoria divina; juntos eles alcançaram favor e graça diante do rei. Juntos também eles foram pra fornalha, porque, juntos, decidiram que não se curvariam diante de uma imagem. Juntos, dentro da fornalha, eles exaltaram a Deus e por Ele foram salvos. Em Daniel 3:4,5,6,8,13 à 27 relata este fato com bastante detalhes, e, no verso 27 diz: “...viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre seus corpos; nem um só cabelo de sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles.” Isso foi maravilhoso!!!Que tremendo!!! O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza de Seus servos fiéis. Deus sempre tem um propósito para a sua fornalha.
Prestem atenção nisso: nada que o inimigo faça contra você pode te afetar; as suas capas de santidade não podem ser destruídas e você deve sempre exalar o bom perfume de Cristo. Este é o plano do nosso Pai para mim, e para você também!!! Deus ter permitido que estes servos fiéis fossem pra fornalha e permitir que você enfrente dificuldades pode até parecer injusto, mas, na verdade, é através da fornalha, é através da dificuldade que Deus tem um grande milagre, um grande livramento, um grande sinal pra realizar na sua vida, sinal este que farão com que todos aqueles que te cercam reconhecerem o poder de Deus que opera em você. Por isso amados, se as coisas estiverem difíceis e você achar que seus sonhos não se realizarão, comece a se lembrar de tudo que o Senhor já realizou na sua vida, o milagre da sua conversão, seu batismo, a nova criatura que hoje você é. Fazendo isso, você vai perceber que o mais difícil, aquilo que realmente era impossível, Deus já realizou e Sua obra ainda não terminou!!! Observe também os planos de Deus pra sua vida; Ele sempre sabe o que é melhor, concentre-se na vontade de Deus, “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração” Salmos 37:4.
Algo importante: quando as pessoas que te cercam reconhecem o poder e a presença de Deus em sua vida (principalmente os não-salvos) através do seu testemunho, isso é avivamento, salvação!!! Amados, prestem atenção; se vocês realmente estão no Altar por que querem um avivamento em sua Igreja, em sua equipe, precisam ser dedicados e decididos a manterem a união, independente dos problemas que certamente surgirão. Ninguém consegue isso sozinho, trancado no “seu mundo”, por mais que se esforce. Se vocês querem um grande avivamento no louvor que ministram, precisam juntos decidirem não se contaminar com os manjares do rei, juntos decidirem não se prostrar diante do orgulho e das dificuldades; precisam estar juntos, mesmo dentro da fornalha e não recuar; louvar a Deus na temperatura mais alta de suas dificuldades, pois, só assim, Deus terá condições de te tirar da fornalha com vestes resplandecentes, inabaláveis, com a face brilhando Sua glória e exalando apenas o bom perfume de Cristo.
Que o Senhor te dê sabedoria, força e graça para isso. Deus tem muito mais para nos ensinar sobre unidade, e Ele fará isso enquanto estivermos exercitando este ato de amor.

Um comentário:

  1. Realmente a questão da unidade é importantíssima para que estejamos debaixo da vontade do pai,para estarmos em união, mas infelizmente o que mais tem no meio dos cristãos é a competição!!São pessoas querendo ser mais do que as outras, uns querem pregar melhor, outros louvar melhor, outros tocar melhor esquecendo que tudo que se é feito é para adorar e engrandecer o Senhor Jesus, e isso que digo vai muito além, grandes ministros, grandes apóstolos, bispos etc.
    Que possamos realmente focar-nos nessa palavra maravilhosa e colocá-la em prática. Que Deus tenha misericórdia de nossas vidas!!!

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Comente e compartilhe com seus amigos!
Deus abençoe!